Qual a diferença entre visto e passaporte?

Diferença entre visto e passaporte

Diferença entre visto e passaporte

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a obtenção de passaporte e visto para realizar viagens internacionais. E, além disso, muitas até confundem os dois ou acham que são a mesma coisa. Neste artigo saiba qual a diferença entre visto e passaporte.

Veja também: Conheça dicas para arrumar as malas para viajar- Parte 2

A principal diferença entre visto e passaporte é que o visto é uma permissão oficial que temporariamente nos autoriza a permanecer em um país estrangeiro e o passaporte é um documento que certifica nossa identidade durante as viagens.

O que é um passaporte?

O passaporte é um documento oficial emitido por um governo nacional. O objetivo do passaporte é certificar a identidade e nacionalidade de seu proprietário. Um passaporte contém os seguintes dados pessoais: nome, sexo, data de nascimento e local de nascimento.

Tipos de passaporte

  • Passaporte comum

O passaporte comum também é chamado de passaporte turístico e é emitido para os cidadãos que estão planejando viajar para o exterior.

  • Passaporte oficial

O passaporte oficial também é chamado de passaporte de serviço e é emitido para os funcionários do governo. Os passaportes oficiais são usados para viagens relacionadas ao trabalho dos funcionários do governo.

  • Passaporte diplomático

Os passaportes diplomáticos são emitidos para os cônsules ou diplomatas para suas viagens relacionadas ao trabalho. É importante ressaltar que os passaportes diplomáticos não significam imunidade diplomática automática. Também os proprietários de passaportes diplomáticos têm que obter vistos como qualquer outro cidadão.

  • Passaporte temporário

Os passaportes temporários também são conhecidos como passaportes de emergência e são emitidos para as pessoas que perderam seus passaportes durante sua visita em um país estrangeiro. Estes passaportes temporários são válidos apenas por um curto período de tempo que é necessário para o retorno dos turistas ao seu país.

  • Passaporte familiar

Os passaportes familiares são emitidos para toda a família. Nem todos os membros da família recebem passaportes separados. Há apenas um portador de passaporte.

Veja também: Lugares melhores e mais seguros para mulher viajar sozinha

O que é um visto?

Visto é uma permissão oficial que nos permite entrar em um país específico. Esta permissão é concedida por um funcionário do governo do país que desejamos visitar. Ele pode ser um documento separado, mas geralmente é um carimbo no passaporte do viajante.

Tipos de visto

  • Visto de turista

Este é emitido para fins de viagens turísticas.

  • Visto de Trânsito

O visto de trânsito é válido apenas por 5 dias e às vezes menos e é emitido para passar por um determinado país para chegar a um terceiro destino.

  • Visto de negócios

O visto de negócios é emitido para empresários que viajam para um determinado país para se envolver em atividades comerciais.

  • Visto de trabalho temporário

Este visto é emitido para trabalhadores temporários em um país estrangeiro.

  • Visto de estudante

O visto de estudante é emitido para estudantes que estão estudando em um país estrangeiro.

Diferença entre visto e passaporte

Além do visto e do passaporte, antes de fazer uma viagem para o exterior você pode consultar a quantidade de milhas aéreas acumuladas que você tem.

Além do visto e do passaporte, antes de fazer uma viagem para o exterior você pode consultar a quantidade de milhas aéreas acumuladas que você tem. Você pode trocar as milhas por passagens aéreas, hospedagem em hotéis e aluguel de carros. Outra opção é vendê-las e trocá-las por dinheiro, aqui no site Venda suas Milhas. Para ver mais artigos como “Qual a diferença entre visto e passaporte” acompanhe nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *